Materiais disponíveis

 

 

Dados dos Materiais

 

MaterialPropriedades
EcopurEcopur é um elastômero de poliuretano termoplástico. Ele se destaca por sua extraordinária resistência à abrasão, por sua baixa compressibilidade, por sua alta dureza e por sua resistência ao rasgamento. Sua principal área de aplicação é na tecnologia de vedações. (gaxetas, gaxetas em “U”, raspadores, pacotes de gaxetas “Chevron”, vedações especiais). Também recomendável para aplicações especiais como elementos amortecedores e peças perfiladas. Empregado em fluidos hidráulicos comerciais à base de óleo mineral, em água (até 60oC) até 400 bar, nos tipos e alojamentos padrões.
H-EcopurH-Ecopur é um elastômero de poliuretano termoplástico resistente à hidrólise. Ele combina otimamente as propriedades específicas das aplicações do Ecopur com uma alta estabilidade hidrolítica, excepcionalmente alta para poliuretanos: é estável na água até + 95oC (hidrólise significa decomposição pela ação da água). Esta estabilidade hidrolítica permite seu emprego em sistemas hidráulicos a água na mineração, construção de túneis, construção de prensas. O seu uso é especialmente recomendável em água pura, em fluidos HFA e HFB e em fluidos hidráulicos biodegradáveis.
G-EcopurG-Ecopur (Giess-Ecopur, Giessen: fundir, em alemão) é um elastômero de poliuretano resistente à hidrólise. G-Ecopur possui propriedades semelhantes às do H-Ecopur, sobretudo no que concerne à resistência hidrolítica. Este material destina-se a aplicações em grandes vedações com mais de 540mm de diâmetro.
T-EcopurT-Ecopur é um elastômero de poliuretano termoplástico modificado para aplicações criogênicas. T-Ecopur possui as mesmas propriedades que Ecopur, porém ampliadas para zonas de temperatura de até 50oC. Seu emprego estende-se a aplicações em zonas de clima extremo, em frigoríficos, etc. Mesmo a 50oC há elasticidade suficiente para as funções de vedação.
S-ECOPUR (TPU)Foi otimizado em relação às características de tribologia de atrito e desgaste. Isso foi alcançado com a adição de uma combinação sinérgica de lubrificantes sólidos. Esse material especial é, portanto, mais indicado para aplicações mais rigorosas em hidráulica e pneumática sem óleo.
X-ECOPUR (TPU)Sua composição oferece propriedades extraordinárias de atrito e desgaste, assim como resistência a alta pressão. Portanto, o material é muito adequado para o uso como uma vedação composta, para limpadores em aplicações de trabalho pesado, assim como para peças plásticas de engenharia que exigem elasticidade elevada e resiliência superior.
Em função da resistência excepcional à extrusão, as vedações feitas com este material operam em um nível de pressão mais elevado e folga maior do que aqueles feitos com poliuretanos e compostos de PTFE padrão.
XH-ECOPURComparado com o grau padrão do H-ECOPUR, o XH-ECOPUR (TPU) apresenta uma dureza significativamente maior. Com uma composição baseada em matérias-primas especiais, o material proporciona características excepcionais de resistência ao atrito e desgaste, assim como à pressão. Este material exibe uma resistência excepcional à hidrolise e química para aplicações em óleo mineral, fluidos hidráulicos biodegradáveis (HETG, HEES etc.) e fluidos à base de água (HFA e HFB).
XS-ECOPURComparado ao material padrão do S-ECOPUR, o XS-ECOPUR (TPU) é mais duro e, portanto, aprimora ainda mais as propriedades de deslize. O XS-ECOPUR apresenta uma melhor resistência à extrusão que o material padrão, e portanto, as vedações feitas com este material podem ser usadas em pressões mais elevadas, desde que os mesmos perfis sejam usados.
O XS-ECOPUR é mais adequado para condições de trabalho com pouca lubrificação. O material também pode suportar funcionamento a seco dependendo das condições gerais de manutenção.
ECORUBBER-1Ecorubber 1 é um elastômero a base de borracha butadieno-acrílonitrilica para gaxetas em “Chevron”, vedações especiais e elementos de pré-tensão . Este material apresenta uma boa estabilidade em óleos, graxas minerais e fluidos hidráulicos HFA, HFB e HFC. O Ecorubber 1 possui ainda excelentes propriedades mecânicas, como resistência ao rasgamento progressivo e elasticidade. O material não é resistente a fluidos de freio a base de glicol, fluidos HFD , compostos aromáticos (por exemplo: benzol), éster, acetona, amina, bem como soluções ácidas e alcalinas concentradas.
Ecorubber-HEcorubber-H é uma borracha butadieno-acrilonitrílica hidrogenada. Este material é apropriado para hidrocarbonetos alifáticos tais como gasolina, propano e butano, óleos e graxas minerais (transitoriamente até 170oC), graxas e óleos vegetais e animais. Ecorubber-H pode também ser usado em vários ácidos, bases e sais diluídos – mesmo em altas temperaturas – bem como em soluções aquosas de glicol até 150oC. Atenção: Ecorubber-H não é estável em água, óleos ou graxas a base de silicione que contenham anticorrosivos, como por exemplo anticongelantes para radiadores. Ecorubber-H não é apropriado para carburantes com alto teor de compostos aromáticos (gasolina azul, misturas alcoólicas), acetona, éster, éter e hidrocarbonetos clorados tri ou per.
Ecorubber 1Ecorubber 1 é um elastômero a base de borracha butadieno-acrilonitrílica para gaxetas, gaxetas em “Chevron”, vedações especiais e elementos de pré-tensão. Este material apresenta uma boa estabilidade em óleos, graxas minerais e fluidos hidráulicos HFA, HFB e HFC. Ecorubber 1 possui ainda excelentes propriedades mecânicas, como resistência ao rasgamento progressivo e elasticidade. O material não é resistente a fluidos de freio a base de glicol, fluidos HFD, compostos aromáticos (por exemplo: benzol), éster, acetona, amina, bem como soluções ácidas e alcalinas concentradas.
Ecorubber 2Ecorubber 2 é um elastômero a base de borracha fluoretada (Viton é uma marca registrada da empresa Du Pont) para gaxetas, gaxetas em “U”, raspadores, pacotes de gaxetas “Chevron”, vedações especiais e elementos de pré-tensão. Se sobressai por sua especial resistência ao calor, a produtos químicos, a intempéries e ao ozônio. Tem boa estabilidade em graxas e óleos sulfurados, fluidos hidráulicos HFD altamente inflamáveis (a base de éster fosfórico ou hidrocarbonetos clorados). Não é resistente a amoníaco não-aquoso, soluções alcalinas concentradas de cálcio e potássio, acetona, éter dioxana, certas aminas e ácidos orgânicos.
Ecorubber 3Ecorubber 3 é um elastômero a base de borracha de etileno-propilenodieno para gaxetas, gaxetas em “U”, raspadores, pacotes de gaxetas “Chevron” e vedações especiais em água quente, vapor e lixívia. Não é resistente a fluidos hidraúlicos a base de óleo mineral. Ecorubber 3 apresenta excelente resistência a intempéries, ao ozônio e ao envelhecimento. Em aplicações com fluidos de freio aconselhamos consultar os nossos técnicos de aplicações.
EcosilEcosil é um elastômero a base de borracha de silicone vinílico metílico para O’rings, vedações planas e vedações especiais. É usado sobretudo para vedações estáticas. Ecosil possui excelente resistência ao ar quente, a intempéries, ao ozônio e ao envelhecimento. As propriedades mecânicas são muito inferiores às das outras borrachas.
ECOFLASÉ um fluoroelastômero único baseado em um copolímero alternado de tetrafluoroetileno e propileno (TFE / P). Este material está quimicamente relacionado com borracha fluorada. O Ecoflas possui as seguintes propriedades: alta resistência a óleos minerais, resistência extraordinária à água quente e a vapor de até 230 ºC, excelente resistência a acido sulfídrico e a minas, excelente resistência a fluidos de freio (baseados em glicol, óleo mineral ou óleo de silicone) e fluidos hidráulicos resistentes a incêndio e boa resistência à radiação. Em comparação aos materiais de borracha fluorada. O SKF ECOFLAS mostra resistência à tensão ligeiramente superior e uma resistência ao calor semelhante.
Ecoflon 1Ecoflon 1 é um plastômero politetrafluoroetileno para anéis de apoio, pacotes de gaxetas “Chevron”, anéis-guia com baixo esforço, O’rings, retentores e vedações planas. Ecoflon 1 é o material com a mais ampla gama de aplicações tecnológicas. Somente metais alcalinos fundidos e flúor gasoso atacam quimicamente o PTFE em condições de alta temperatura e pressão. Já sob baixa carga o PTFE tende à extrusão (fluência).
Ecoflon 2Ecoflon 2 é um plastômero politetrafluoroetileno com carga metálica para gaxetas, anéis de deslizamento, anéis de pressão, machos e fêmeas para pacotes “Chevron”, e para anéis-guia. Devido aos materiais especiais, de carga, Ecoflon 2 possui excelente dureza e baixo fator de fluência a frio em comparação com PTFE puro. A resistência química pode ser considerada como praticamente ilimitada.
ECOFLON 3O Ecoflon 3 (PTFE + 40% bronze) exibe resistência a compressão, propriedades de deslize e condutividade térmica superiores em comparação ao PTFE vurgem.
ECOFLON 3FO Ecoflon 3 (PTFE + 40% bronze) apresenta, se comparado ao ECOFLON 3, maior resistência à abrasão e ao desgaste e tem coloração verde.
ECOFLON 4O Ecoflon 4 (PTFE + 25% carbono) mostra maior resistência mecânica, rigidez e dureza, assim como propriedades de deslize superiores em comparação ao Ecoflon 1.
EcomidEcomid é uma poliamida com excelente propriedades para aplicação em mancais de deslizamento e elementos de apoio. Este material é utilizado no lugar de Ecotal para dimensões acima de 250mm. Ecomid é utilizável em todos os óleos e graxas minerais, fluidos hidráulicos HFA, HFB e HFC. PA absorve até 8% de água.
EcotalEcotal é um plastômero polioximetileno para anéis de apoio, buchas guia, raspadores, e demais peças móveis de alta precisão. Um
dos mais importantes termoplásticos com excelentes propriedades mecânicas, baixa absorção de água, e boa estabilidade química. Ecotal é utilizável em todos os óleos e graxas minerais, fluidos hidráulicos HFA, HFB e HFC; no entanto, não é estável em soluções
ácidas ou alcalinas concentradas.
ECOWEAR 1000É um material termoplástico semicristalino baseado em polietileno de peso molecular ultra-alto (UHMW-PE) com as aeguintes propriedades: baixo coeficiente de fricção excelente resistência ao desgaste, alta resistência ao impacto (também em temperatura baixa inferior a -200 ºC, resistência à derrapagem muito alta, hidrorrepelente e ausência de expansão. O Ecowear 1000 é adequado para aplicações que exigem propriedades extraordinárias de deslize, desgaste e funcionamento a seco.
ECOPAEK (PEEK)É um polímero com alta resistência à tensão, rigidez temperatura alta de istorção por calor e boas propriedades de deslize atrito. No que diz espeito à resistênciae à rigidez o Ecopaek supera a maioria dos plásticos técnicos, especialmente em altas temperaturas.